Clínica da Infância

Um detalhe de fundamental importância na abordagem terapêutica proposta pelo método GROWING UP (G.U.) é o acolhimento da família e sua demanda. Esse encontro é muito mais que uma simples entrevista!

Acolhimento e Demanda

Nossa equipe busca descobrir e compreender o lugar que esta criança ocupa em sua história. A disponibilidade para a escuta desta demanda é importante para o terapeuta que faz uso desta metodologia. É uma escuta "sem pressa", onde o tempo é determinado pela demanda até que esta esteja clara na escuta do terapeuta. Tornar-se atento para ouvir, neste momento, significa ter também o conhecimento e sensibilidade para identificar o instante em que a demanda se faz presente

Trabalho em Equipe

O conhecimento teórico sobre o desenvolvimento infantil é de suma importância para embasar toda observação e para adequar a intervenção, desde a escolha do material, do vocabulário e das atividades. O terapeuta (ou coordenador do grupo) depende deste conhecimento. Nossa equipe busca contemplar, simultaneamente, a articulação das ações e dos saberes trazendo-os para a discussão. Nessa prática comunicativa, caracterizada pela busca de consensos os profissionais podem arguir mutuamente seu trabalho e, assim, construir um projeto comum adequado às necessidades do grupo.